Programa de Valorização dos Trabalhadores da Limpeza Urbana é aprovado na Câmara

Com o intuito de reconhecer o trabalho e a importância dos varredores, coletores, serventes, capinadores, roçadores, auxiliares e catadores de materiais recicláveis de Arcos, a Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei que cria o Programa Municipal de Valorização dos Trabalhadores da Limpeza Urbana. De autoria da vereadora Leslie Mariana (Agir), a proposição tem como objetivo enaltecer e estimular o respeito a estes trabalhadores, enfatizando sua importância para a saúde pública e o bem-estar da comunidade.
A promoção da educação ambiental, da preservação do meio ambiente e o incentivo à participação popular em ações de limpeza, coleta de recicláveis e oficinas de artesanato utilizando estes materiais também estão previstos. Além disso, o dia 16 de maio entra para o calendário oficial de Arcos como Dia Municipal do Trabalhador da Limpeza Urbana.
“Esse projeto nasceu da admiração que tenho por esses profissionais, que, por muitas vezes de forma silenciosa e discreta, garantem que nossa cidade permaneça limpa, acolhedora e saudável para todos nós. São eles que, com o esforço diário, enfrentam o sol, a chuva, o frio, o calor, cumprindo uma missão essencial: cuidar da nossa cidade. Com isso, cuidam de todos nós. É por isso que esse projeto não é apenas uma proposta de lei, é um ato de reconhecimento e gratidão”, afirmou a vereadora Leslie.
Sancionado pelo prefeito, o projeto se tornou a Lei Ordinária Nº 3.217 e já está em vigor.