Agora é Lei: Semana Municipal da Diversidade Sexual e a Parada do Orgulho LGBTQIA+ estão incluídas no calendário de eventos de Arcos

Pensadas para promover uma sociedade mais inclusiva e fortalecer a luta pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN+ no município, a Semana da Diversidade Sexual e a Parada do Orgulho LGBTQIA+ foram incluídas oficialmente no Calendário de Festas e Eventos de Arcos, a partir da sanção da Lei Ordinária Nº 3.221. A previsão é que sejam desenvolvidas atividades de conscientização e promoção do direito à diversidade e à dignidade, com ações nas áreas de educação, ética, artes e cultura durante o mês de junho.
Segundo o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, “a propositura será um mecanismo essencial para despertar a consciência de todos acerca da liberdade à livre orientação sexual e/ou identidade de gênero, e combater casos de violência, preconceito ou ofensas contra aqueles que fazem parte da comunidade LGBTQIA+”.
Aprovado na Câmara por 8 votos a favor e 0 contra, o Projeto de Lei Ordinária Nº 037/2025 é de autoria do vereador Carlos David Borges (PL): “Estou aqui representando um grupo que eu faço parte. (...) Eu visto a camisa e eu exijo respeito. Não só aqui no nosso município, mas no Brasil inteiro. Nós também somos gente”.